terça-feira, 23 de outubro de 2007

10 Topismos prediletos

A minha próxima frase vai soar como um sacrilégio para um grande número de pessoas, mas vou correr o risco mesmo assim. Não sou muito fiel a blogs! Exatamente isso o que quis dizer. Já me disseram que eud everia procurar mais blogs e visitá-los com freqüencia para criar uma rede que resultaria em mais comentários no meu. Well... I don't care! Por mais que a minha lista de links seja grande, poucos deles eu visito assiduidamente e comento. Tudo é uma questão de momento.

Uma exceção dessa regra é o Topismos. Não apenas porque o blog pertence ao Megaboss (os outros apelidos eu deixo quieto), Denis Pacheco, mas também porque ele é muito bom. Como diz o nome, o blog é para todos aqueles que tem um lado compulssivo demonstrado em listas, uma mania que parece estar crescendo. Mas o detalhe é: todos podem fazer um top, porque essa é uma arte subjetiva, mas poucos sabem demonstrar alguma coerência em meia a essa relatividade. E é ai que está o melhor do Topismos.

De tão bom, o blog é um dos finalistas do Prêmio volta ao mundo. Então, para incentivar os votos, o Receituário lista os 10 tops preferidos do Topismos. Lá vão 10 boas razões para votar non stop...

10) 05 lugares que só eu quero conhecer: levando em conta que o que está em jogo é uma viagem, o meu décimo predileto trata desse assunto. Mas esqueça a idéia que todo mundo tem: 10 lugares para onde quero ir (e sempre aparecem os básicos como França, Inglaterra, Austrália...). Dessa vez a idéia é listar aqueles 05 lugares para onde você iria, mas sozinho provavelmente porque ninguém iria querer embarcar nessa com você.
Sacada de mestre: você sabe onde fica Laos? Garanto que nem a Folha tem um guia turístico desse lugar.

09) 05 sinais que estou entrando em crise: por mais que eu evite falar de assuntos pessoais e coisas do tipo, tem coisas na vida que são inerentes a nossa vontade! Entrar em crise é uma dessas. E pra sair dela, nada melhor do que escrever ou falar sobre. E se for tirando com a nossa própria cara, melhor ainda!
Sacada de mestre: Profissão: Paradoxo... quem nunca passou por isso, se atire no Dilúvio!

08) 10 últimas palavras: temos aqui um exemplo de uma bela seleção que eu sempre deixaria incompleta. Quem diria que uma lista com os dizeres de pessoas célebres que já foram pro outro lado seria tão interessante?
Sacada de mestre: Oscar Wilde... always... o escritor contínuou criando grandes quotes até na hora de morrer

07) 10 professores: especial dia dos professores. Quem nunca teve vontade de ter superpoderes para ser pupilo do professor Xavier? Na minha lista só adicionaria mais 2: Max Medina de Gilmore Girls e o Eric Stoltz como o professor de literatura de Once and Again (pensando nisso, como esses americanos adoram professores de literatura).
Sacada de mestre: Gregory House, afinal: "Aprender com o melhor nem sempre significa aprender da melhor maneira!"

06) 05 discursos cinematográficos que gostaríamos de ter feito: entre as dezenas de profissões que a gente sonha em ter, ser roterista de cinema deve estar entre as dez mais! E quem nunca viu um filme e ficou tão embasbacado que não pensou: eu queria ter criado isso? e quandoa gente encontra aquela seqüência matadora em que o personagem faz aquele discurso que a gente vai guardar para a vida toda? Melhor que isso, só You had me at hello...
Sacada de mestre: Hannibal Lecter analisando Clarice... porque análise de psicopata é sempre mais interessante!

05) 10 clichês da música: porque clichê que é clichê foi feito para ser repetido exaustivamente! E se tem uma área que não deixa os clichês descansarem, essa é a musical! E o Topismos subverte, mas fala a verdade...
Sacada de mestre: alegar diferenças criativas quando alguém sair da banda... esteja preparado para rir!

04) 10 melhores amigos da ficção: seriados são quase tão viciantes quanto listas... fazer lsitas com seriados então... e por mais que a gente tenha um amigo do peito na vida real, sempre tem aquele personagem da ficção para quem você gostaria de contar todos os seus segredos e pedir um ombro sempre que estivesse precisando.
Sacada de mestre: Lane Kim... em outra vida eu nascerei Lane!

03) 10 frases de filmes que eu uso e ninguém entende: vai dizer que você nunca ouviu ou leu uma frase genial que você incorporou ao seu dia a dia. Pode ser até jargão de novela... nesse caso estão 10 exemplos cinematográficos, muito bons, e quando eles devem ser usados. Uma frase que eu uso muito desse tipo (que não está na lista)? "Sim, vou entrar para a história como o homem que abriu a porta!" Um Ouro Branco para o primeiro que disser de onde tirei isso.
Sacada de mestre: "Eu sou a Condessa de Sarzanello! Cala a boca Condessa!". Me mato de rir toda vez que ouço isso (e ainda revi o filme esse fim de semana)

02) 05 autores mortos com quem eu queria conversar: já deve ter ficado perceptível que eu adoro os tops que envolvem literatura. Não só porque adoro o assunto, mas eles são bem feitos, de uma forma que eu não me sinto embasada a fazer. E nesse aqui, três escritores estão na minha lista de escritores prediletos. Outro eu preciso dar uma segunda chance e o que resta ainda vou conseguir conhecer...
Sacada de mestre: "cada frase dele se constrói num nível tão elementar"... poucas palavras mas uma descrição profunda do homem que fez os sinos dobrarem

01) 05 atores que me interpretariam no cinema: tem até menção ao meu nome neste post! Mas vaidade deixada de lado, a idéia deste top é tão boa que até fiz o meu, para quem não lembra!
Sacada de mestre: John Cusack é claro... afinal ele sempre será Rob Flemming/Gordon!

Menção honrosa: 05 últimas frases de livros... grande poder de síntese e menção a Hemingway e seus leões!

Agora você já pode ir lá votar!

No próximo Receituário: atendendo a pedidos...

10 comentários:

Denis Pacheco disse...

Acho incrível que eu escrevo esses tops como se "em transe", então nem sempre estou atento ao que escrevi e qdo reli sua lista pensei: nossa, eu disse isso? eu usei essa frase? ahhahhaa

"sacadas de mestre" são bondade sua!

Adorei o post... (mas sou mto suspeito pra fazer um julgamento imparcial)

- Janine disse...

uhauihishiu
pois é, também não sou muito fiel a blogs, não.. xD
listas estão na moda?
faço isso sempre, mesmo pra coisas tão inúteis, ou que eu sei que eu nunca vou fazer! :x

arcade fire bonzão! :D
e ah, a letra daqui tb é pequenininha!

;**

MaxReinert disse...

huahauhauhauha...
muito boa a dica... me diverti bastante em ambos os blogs!!

- Janine disse...

ah, brigada :D
entei no seu last.fm, e deu médio :(

Andrey Lehnemann disse...

hehehehehe... otima lista... o John Cusack é um dos melhores atores de todos os tempos...Boa escolha... hehehehe

Abraçao

JúNioR disse...

HEhehehheh!!

Muito Bom!!!

Euu gosto de usar frases do cinema!

Luilton disse...

é difícil fazer tops alguma coisa..

toda lista é burra..

abraço.

Camila Passatutto... disse...

nunca fiz listaaaaaaaa

rsrsrs

e agora? rsrsrsrs

sacada de mestre?

Cruela disse...

gostei da list(ona)a.

beijos

Isadora A. disse...

não sei se gosto mais dos top, ou do receituário.

vontade de fazer 500 tops tudo, agora :)