quarta-feira, 18 de março de 2009

05 discos essenciais para sobreviver (ou não) em uma ilha deserta...

Nem é preciso pensar em catástrofes aéreos nem nada do gênero. Todo mundo algum dia já imaginou como se viraria em uma ilha deserta. Será que eu seria tão eficiente quanto o Crusoe de Defoe e as crianças da Lagoa Azul? Ou será que surtaria como a dondoca naquele filme horrível com o Harrison Ford? So many options...

Uma coisa certa é que sem música eu enlouqueceria no primeiro minuto. Por isso na minha imaginação, eu posso estar com dificuldades para conseguir comida e lutando contra ursos polares em pleno clima tropical, mas a verdade é que meu iPod nunca ficaria sem bateria. No entanto, para que nem tudo seja tão fácil, resolvi restringir a minha trilha sonora em apenas cinco discos. Escolha cruel e que depois de completa me levou a pensar que eu provavelmente não sobreviveria em um ambiente solitário e hostil...

05) Van Halen - "For Unlawful Carnal Knowledge": é claro que a princípio as férias forçadas seriam super divertidas, tudo o que eu pedi a Deus. Então, para aproveitar com uma alta dose de adrenalina nada melhor que ter como trilha sonora um disco repleto de canções divertidas e aceleradas, no estilo Poundcake, que é para ter certeza que não vou cansar tão rápido a ponto de não agüentar a chegada do resgate...

04) Midnight Oil - "Diesel and dust": o disco desta amada banda australiana seguiria um padrão parecido com o anterior, contudo seu conteúdo mais sério faria com que eu mantivesse o foco e a concentração para de certo modo conseguir garantir minha sobrevivência em um ambiente que não tem nada a ver comigo. Se até areia de praia já me deixa cheia de coceira, imagina ficar cercada por água, "equilibrada" em um cômoro. Com certeza a voz de Peter Garrett cantando verdadeiros hinos "pró-meio ambiente", como Warakurna me apoiaria em momentos tão difíceis...

03) Interpol - "Turn on the bright lights": normalmente depois de uma semana as buscas são interrompidas. Então chega a hora de colocar o primeiro disco do quarteto Nova Iorquino para tocar. A depressão começa a tomar conta, mas ainda existe um fiapo de esperança de que eu vou sair dessa sã e salva, mesmo que esta idéia esteja camuflada pela raiva que me fará berrar Say hello to the angels. Vendo pelo lado positivo, pelo menos eu não vou ter que me preocupar com os vizinhos...

02) Siouxsie and the Banshees - "Peepshow": essa vai ser a trilha sonora da noite. O fim ainda não chegou, mas ele vai estar bem próximo. Então para aliviar a dor que se aproxima, nada melhor do que deixar que o incosciente me proteja da melhor forma que ele consegue em momentos de estresse como este: é a hora de ficar completamente louca. Já posso até imaginar, Scarecrow tocando no fundo e eu tendo certeza que há inúmeros olhos flamejantes a espreita...

01) David Bowie - "Station to Station": infelizmente, mesmo esta sendo uma obra prima da música, eu não devo resistir até o fim deste disco. Bastam os 10 minutos da primeira canção que dá nome ao cd, para que eu sinta tanta falta do barulho da civilização e me perca de uma vez em um mundo provavelmente sem volta, assim como quase aconteceu com o Bowie nas ruas de Berlim...

No próximo Receituário: depois de uma sessão deprê, um assunto bem fútil...





3 comentários:

Denis Pacheco disse...

Se "Peepshow" vai ser o disco da sua noite, prepararei meu aviao pra cairmos na mesma ilha!

Persiolino disse...

Van Halen é bem legal. Nunca pensei que você gostasse de Van Halen...Van Halen me lembra de Marty McFly
Beijo

Lívia disse...

ok, você venceu. vou baixar esse disco do interpol pra conhecer. tá? beijo!