quarta-feira, 15 de abril de 2009

05 versões feitas para salvar as criancinhas...


Quando as pessoas dizem que uma versão nunca poderá ser melhor que a original, até que eu não discordo, no entanto isso não me impedi de me deliciar com as covers que são lançadas a toneladas por ai. Claro que discernimento é fundamental (tenho pela noção que o My Chemical Romance detonou com a minha música predileta do Bob Dylan), mas que comparar canções é divertido, isso é inegável.

Pensando nisso, adoro quando estas Ongs ou sei lá mais quem convidam bandas para fazer parte de uma coletânea aonde eles tocam músicas de seus ídolos. Por isso, além de gostar da War Child desde o princípio apenas como uma organização, também amei o disco War Child: Heroes. Conselho 1: sempre que a War Child lançar um disco, ouça! Conselho 2: preste atenção nas cinco canções mais legais deste disco.

5) Estelle - Superstition: Stevie Wonder deve ser um dos caras que mais fatura com os royalties de covers. Por mais que meu sangue não ferva por causa de músicas estilos Hip Hop, Rap, R 'n' B (seja lá qual a diferença entre eles) eu gosto da Estelle. O disco dela como um todo é meio fraquinho, mas a American Boy gruda mais do que chiclete no piche. O mesmo acontece com Superstition. Tudo bem que a semelhança com a original ajuda, mas já é um consolo ver alguém cantando Stevie Wonder sem ser a Alicia Keys...

4) Scissor Sisters - Do the Strand: eu gosto bastante de Scissor Sisters. É uma banda falcatrua que é boa e engraçada, não se leva a sério. Acho que ai está a semelhança deles com o Roxy Music. Os dois grupos fazem músicas estilosas para as pessoas aproveitarem a vida, e tudo bem que o brian Ferry se achava, mas é claro que ele pode! Dúvido alguém ficar imune a essa canção e não continuar a imaginar a Ana Matronic dizendo "There is a new sensation, a fabolous creation, a danceable solution, to teenage revolution..."

3) The Hold Steady - Atlantic City: a música do Bruce Springsteen soa sempre como uma pessoa que te dá um soco no estômago, mas nem por isso tu deixa de pensar como ela é linda. Estranho não? Pois é, mas é assim como eu sinto quando ouço boa parte da discografia dele (com exceção das músicas mais up beat que dão uma enjoada), como se alguém estivesse me contando uma verdade que me deixa sem ar e me rouba o chão. Mesmo se tratando de uma versão, o Hold Steady conseguiu manter esta atmosfera, de modo que a primeira vez que a ouvi fui consumida por uma vontade de chorar que fez com que eu parasse no meio da calçada, tirasse os óculos escuros e segurasse as lágrimas. Se for possível entender, acho que só ouvindo...

2) The Like - You belong to me: há anos que aguardo um trabalho novo do The Like. Tanto que corri logo para essa faixa para amenizar a minha saudade. E juro que não me arrependi. The Like fazendo cover de Elvis Costello, um dos artistas mais ironicamente maravilhoso de todos os tempos, o que mais eu podia querer. A música é curta, mas de tão querida, faz com que tu fique cantarolando "I don't wanna be a goodie-goodie, just like anybody, saying you belong to me..." com um sorriso levado no rosto...

1) Beck - Leopard skin pill box hat: Beck cantando Bob Dylan chega ser maldade, mas fazer o que? Adoro quando o Mr. Hansen esquece um pouco do Caetano e vai procurar referências menos "cults". Temo dizer que, com as devidas proporções, prefiro a versão do que o original. A primeira me irrita um pouco, já a segunda me diverte pra caramba e eu penso que é justamente isso que alguém quer fazer quando faz um cover: não há a necessidade de revolucionar, o que é preciso é criar uma nova roupagem legal. Trabalho muito bem feito!

Apesar do TV on the Radio ter regravado Heroes, do Bowie me pareceu um pouco óbvio demais, apesar de ser bem acima da média, óbviamente.

No próximo Receituário: no idea...

2 comentários:

Lívia disse...

eu ainda não tinha ouvido a versão do Beck quando tu comentou sobre ela comigo, então eu baixei. com minha super memória, não lembrei de comentar como era incrível. falando em música do Beck divertida, já ouviu timebomb? procura nas que eu enfiei no teu pc, tá lá. é de fazer pular no meio da rua!

confissão: nunca entendo tuas dicas de próximo receituário. nem a que falava desse post!!! (/tapada)

Persiolino disse...

Atlantic City é uma das melhores músicas do Bruce. Se o Hold Steady estragasse essa, ficaria muito triste...
Vou baixar o disco do War Child. Que bom que eles continuam lançando álbuns de bom quilate.

Até o próximo post.